Entre novembro e dezembro de 2024, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) conduziu pesquisas abrangentes para capturar as perspectivas dos profissionais da contabilidade e a avaliação da sociedade sobre a área. Através de questionários online direcionados, o CFC buscou entender tanto a satisfação dos contadores com seus serviços quanto a percepção pública acerca da importância e do trabalho dos profissionais contábeis para o desenvolvimento nacional.
Mantendo a metodologia de anos anteriores, os questionários foram elaborados para obter respostas concisas e relevantes. O questionário destinado aos profissionais da contabilidade explorou a imagem institucional do CFC, a qualidade da educação continuada oferecida e a relevância de suas publicações. As opções de resposta variavam entre “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “desconheço”. Por outro lado, o questionário aplicado à sociedade civil teve como foco investigar o nível de conhecimento sobre as funções do contador, a qualidade dos serviços prestados, a relevância da profissão, a imagem dos contadores perante a sociedade e o reconhecimento da área em comparação com outras profissões.
Os resultados compilados no relatório do CFC demonstraram um índice de satisfação geral superior à meta estabelecida de 70% em todas as categorias avaliadas. A pesquisa sobre a avaliação da profissão contábil pela sociedade obteve 688 respostas, com uma expressiva maioria de participantes atuando no setor privado (76,3%), alcançando um índice de satisfação geral de 81,88%. A pesquisa de satisfação em relação ao Sistema CFC/CRCs registrou um total de 8.573 respostas, atingindo um índice de 74,24%.
No que concerne à satisfação dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) em relação ao CFC, a pesquisa contabilizou 481 respostas, sendo a maioria proveniente de funcionários dos CRCs (65%), resultando em um índice de 77,59%. Finalmente, a pesquisa de satisfação dos colaboradores do CFC somou 94 respostas e atingiu um índice de 73,92%.
Essa iniciativa do CFC reflete o compromisso em fortalecer o reconhecimento e o valor da profissão contábil perante a sociedade, em consonância com os objetivos estratégicos do Sistema CFC/CRCs. A Lei nº 13.460/2017, que regulamenta os direitos dos usuários dos serviços públicos, estabelece diretrizes para alinhar a prestação de serviços às necessidades da sociedade, e as pesquisas do CFC se inserem nesse contexto.
Para mais detalhes, confira os relatórios das últimas edições das pesquisas de satisfação:
- [Pesquisas de satisfação – 2024](link para o relatório de 2024, se disponível)
- [Pesquisas de satisfação – 2023](link para o relatório de 2023, se disponível)
- [Pesquisas de satisfação – 2022](link para o relatório de 2022, se disponível)
- [Pesquisas de satisfação – 2021](link para o relatório de 2021, se disponível)
- [Pesquisas de satisfação – 2020](link para o relatório de 2020, se disponível)
Fonte: CFC