Impulsionadas pelo programa Catalisa ICT, 70 startups de tecnologia de ponta, as deeptechs, participarão do Deep Tech Summit 2025, o maior evento do setor no país, nos dias 29 e 30 de setembro, em São Paulo. O Sebrae, que patrocina o evento, está no centro dessa revolução, buscando se consolidar como um dos principais players do ecossistema de inovação científica e tecnológica no Brasil.
Diferente das startups tradicionais, as deeptechs surgem de descobertas científicas e de inovações de alta complexidade. Elas usam tecnologias emergentes como biotecnologia, inteligência artificial, nanotecnologia e energias limpas para resolver problemas estruturais da sociedade. Esses negócios demandam alto investimento em pesquisa e desenvolvimento, além de uma forte colaboração entre universidades e centros de pesquisa.
Uma ponte entre a pesquisa e a sociedade
Ao longo do evento, o Sebrae vai viabilizar a participação de mais de 70 startups deeptechs apoiadas pelo programa Catalisa ICT. Dessas, 17 estarão na exposição, apresentando suas soluções para investidores e potenciais parceiros. Segundo Hulda Giesbrecht, coordenadora de Tecnologias Portadoras de Futuro da Unidade de Inovação do Sebrae, “o objetivo é fortalecer a ponte entre pesquisa acadêmica, mercado e sociedade”. As deeptechs, ela explica, têm um papel estratégico para impulsionar setores como saúde, agronegócio e sustentabilidade.
A presença do Sebrae no evento será destacada com a participação do diretor técnico, Bruno Quick, na mesa de abertura. O estande da instituição será um ponto de conexão com parceiros e de divulgação dos programas Catalisa ICT, Start Deeptech e IA Deeptech.
Outro ponto alto da programação será a entrega do Prêmio Deeptech do Ano, que conta com a participação do Sebrae e que vai premiar a startup de maior destaque em cada setor. Além disso, o evento marcará o lançamento do Relatório das Deeptechs Brasil e LATAM, uma publicação da qual o Sebrae é parceiro.
Sobre o Catalisa ICT
Desde 2021, o Catalisa ICT apoia pesquisadores que transformam os resultados de suas pesquisas em negócios de impacto. O programa já acelerou 150 deeptechs no primeiro ciclo e está apoiando 316 planos de inovação para que se formalizem como negócios. “É o único programa nacional focado exclusivamente em deeptechs, com atuação em todo o país”, complementa Hulda Giesbrecht.
Deep Tech Summit 2025
- Data: 29 e 30 de setembro
- Local: Complexo Inova USP, São Paulo – SP
- Realização: Sebrae