O 3º Seminário de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs começou com muito otimismo, empoderamento e foco no crescimento pessoal. O evento, que acontece nos dias 25 e 26 de junho no auditório do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), reúne vice-presidentes, coordenadores, gerentes, chefes da área de fiscalização e fiscais dos conselhos regionais. O objetivo principal é aprimorar as ações de fiscalização do Sistema, e a iniciativa é da Coordenadoria de Fiscalização, Ética e Disciplina (COFIS) do CFC, por meio da Escola de Governança e Gestão Estratégica dos Conselhos de Contabilidade (EGC).
Na abertura dos trabalhos, a vice-presidente do CFC, Sandra Maria de Carvalho, ressaltou a importância do seminário. “Temos hoje um evento de oportunidades para cada um de vocês, não só profissionais, mas de crescimento pessoal. Queremos que vocês saiam daqui melhores, maiores e ainda mais empoderados. Hoje e amanhã realizamos o 3º Seminário, faremos o 4º, o 5º, o 6º e daí por diante. Quanto mais envolvimento e engajamento de todos, mais necessários e produtivos serão os próximos eventos”, garantiu Sandra.
Joaquim de Alencar Bezerra, também vice-presidente do CFC, destacou o empenho de Sandra Maria em institucionalizar e aprimorar esse debate. “A fiscalização é a espinha dorsal de um conselho de profissão regulamentada. Por urgência das nossas atuações, somos um conselho diferente dos outros porque temos como missão principal, além do registro e fiscalização, a normatização e o desenvolvimento profissional. Acompanhei toda a luta da Sandra para realizar essa capacitação do Sistema CFC/CRCs”, afirmou Joaquim.
O primeiro dia de palestras começou com o painel “Noções básicas sobre obrigações fiscais e tributárias no âmbito federal, estadual e municipal” e a palestra “Relação entre Demonstração de Fluxo de Caixa, Balanço Patrimonial e Notas Explicativas – Teoria e prática“. No primeiro painel, Rangel Francisco Pinto, conselheiro da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, abordou as declarações que as empresas devem apresentar às diferentes instâncias de governo. “Hoje apresento aos participantes um material detalhado sobre receitas, atividades econômicas, impostos apurados, questões trabalhistas e previdenciárias”, explicou Rangel.
Um dos pontos altos do Seminário será a palestra lúdica e reflexiva “A Mágica da Transformação: Conectando Técnica, Criatividade e Propósito na Fiscalização“, que será ministrada pelo Mágico Xavier. Essa apresentação encerrará a programação do evento.