A Revolução da IA: Sebrae Realiza Imersão Gigante e Prepara 5 Mil Pequenos Negócios para a Inteligência Artificial.

O “Órbita Sebrae”, primeira edição de uma nova solução de conhecimento, reuniu cerca de 5 mil pequenos negócios online para desmistificar a Inteligência Artificial. Especialistas garantem: a IA Generativa é um divisor de águas que pode potencializar a produtividade e a criatividade dos empreendedores.

Com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre novas tecnologias, o Sebrae realizou a primeira edição do Órbita Sebrae, uma imersão online que reuniu aproximadamente 5 mil empreendedores no último fim de semana (29 e 30). O evento, que contou com painéis, oficinas e bate-papos com especialistas, focou em como aplicar e escalar negócios usando ferramentas de Inteligência Artificial (IA).

“O Órbita Sebrae nasceu do desejo da gente democratizar o conhecimento, de estar em cada canto desse país e fazer chegar até os empreendedores… O intuito é fazer com que os pequenos negócios passem a usar a inteligência artificial de forma intencional”, afirmou Fernanda Vernieri, idealizadora da solução.

🚀 IA: Produtividade e Divisor de Águas

O educador digital José Carlos Amorim abordou o medo de ficar de fora das novidades, garantindo que a IA não é mais sobre programação, mas sim sobre linguagem humana.

“A verdade é que a IA pode dar um aumento de produtividade em até 50%. Quanto mais cedo o empreendedor entende essas possibilidades, será melhor. A IA generativa é um divisor de águas para o micro e pequeno empresário.”

Outros especialistas, como Kizzy Terra (cientista de dados) e Roger Medke (estrategista em IA), reforçaram que a tecnologia deve ser vista como uma ferramenta que potencializa a criatividade inerente ao empreendedor, e não como o centro de tudo. A chave é ter curiosidade e identificar qual gargalo do negócio a ferramenta pode resolver.

✅ As Três Dicas Essenciais do Sebrae para Começar

Eduardo Curado, gerente de Gestão de Soluções do Sebrae, deixou três conselhos práticos para os 5 mil participantes começarem a implementar a IA em seus negócios imediatamente:

  1. Capacitação: Busque conhecimento. O Sebrae recomenda o curso “Inteligência Artificial na Prática”, pensado para o estágio inicial.

  2. Não tenha medo: Desmistifique a ideia de que a IA substituirá o humano. Ela veio para ajudar o empreendedor a ser mais produtivo e usar melhor o tempo.

  3. Aplique: Não adie a prática. Teste a IA no marketing, na gestão e na capacidade de gerir os recursos humanos para colher bons resultados.

Para os inscritos, os conteúdos da imersão Órbita Sebrae seguem disponíveis para acesso até o dia 7 de dezembro.

Deixe um comentário